A questão social não é a única que marginaliza essa camada da sociedade. Ao contrário outros fatores se fazem presentes, tais como a própria família, o desemprego, falta de moradia, mendicância, miserabilidade, na verdadeira acepção da palavra. Como colorário, quase sempre o governo é ausente.
O artigo 144 de nossa Constituição estabelece que a segurança pública é responsabilidade dos estados, a quem cabe organizar e manter as polícias civil e militar. As prefeituras têm poderes limitados para atuar em segurança. Mas, com criatividade e empenho, é possível trabalhar junto com os governos estaduais e federal para proteger seus cidadãos.
Devido às características de sua atuação, as prefeituras têm a possibilidade de, por meio de políticas sociais, trabalhar no combate às drogas nas escolas, fonte de grande preocupação para pais e educadores. Algumas experiências país afora mostram que a incidência de problemas com drogas é menor naquelas escolas onde há os programas de jornada ampliada, com atividades extra classe como aulas de esportes, dentre outras atividades.
Mas, o que ocorre em Rio Real é um verdadeiro descaso, a Prefeitura Municipal parecer que deixou toda a responsabilidade para o Estado da Bahia, o que não vem dando nenhum resultado, não vem desenvolvendo nenhum trabalho voltado para diminuição desta violência.
Esta início de ano foi um dos mais violentos, com diversos comerciantes sendo assaltados em seus estabelecimentos. O mais recente caso de violência foi o assalto ao Vereador Lélis, que desabafou na rede social o sua indignação, vejamos:
Até quando o povo de Rio Real vai sofrer com a insegurança?
Por: Redação do Portal Realense


Facebook
Twitter
RSS
0 comentários: